Há pouco mais de 2 anos, Morrinhos perdia um dos seus grandes artistas, Dian Balai Dion, nome artístico de Ivan Luís de Souza. Nascido na cidade de Buriti Alegre, Dian Balai viveu a maior parte de sua vida em Morrinhos, onde construiu sua família e iniciou sua carreira artística. Tornou-se uma figura popular, folclórica e amada pela comunidade morrinhense.
Ele gostava de usar roupas irreverentes e sempre usava um chapéu na cabeça. Era um homem simples, humilde e sincero, que vivia em um mundo de sonhos e fantasias, sem prejudicar ou fazer mal a ninguém. Suas apresentações no programa do Braizin, na feira do Cristo, nas festas e nos bares da cidade encantavam a todos, irradiando sua alegria e irreverência.
Ele chegou a gravar um CD com as musicas, como “Se Meu Fusca Falasse”, “A Bebida Não é Remédio” e a versão bem-humorada da música “Jambalaya on the Bayou”, do cantor norte-americano John Fogerty, ex-líder da banda de country rock Creedence.
Um de seus grandes sonhos era se apresentar em um programa de TV, e ele realizou esse sonho em 2018 ao participar do programa do Ratinho, no SBT, um dos programas de maior audiência da TV brasileira. Apesar dos breves dois minutos de apresentação, ele se entregou ao máximo e arrancou aplausos da plateia, conquistando a simpatia dos jurados e do próprio apresentador Ratinho. E, é claro, ele não se esqueceu de sua amada cidade, Morrinhos, mandando abraços para todos os seus conterrâneos.
Um ser humano extraordinário e um artista de autenticidade ímpar, ele levava alegria por onde passava. Porém, a vida de Dian Balai Dion foi repleta de privações, enfrentou dificuldades financeiras e problemas de saúde. Seus gastos com tratamentos, remédios, moradia e até alimentação eram supridos por meio de trabalhos extras que realizava e com a ajuda da comunidade. Infelizmente, ele faleceu no dia 12 de março de 2021, aos 65 anos, devido às complicações da Covid-19.
Embora não tenha alcançado o sucesso na grande mídia, Dian Balai Dion foi um sucesso nos corações de todas as pessoas que se alegraram com sua música, suas apresentações e, acima de tudo, com sua humildade e simplicidade. Por esse motivo, a sociedade morrinhense não pode deixar a memória desse grande artista e ser humano cair no esquecimento. Quem sabe ele possa ser homenageado com o nome de uma rua, praça ou até mesmo um monumento.
Obrigado, Dian Balai Dion, você deixou boas lembranças em nossas memórias e estará para sempre em nossos corações.
Relembre a participação de Dian Balai Dion no programa do Ratinho.