Siamesa separada em hospital de Goiânia, Valentina voltou a ter crises convulsivas, segundo boletim médico emitido na noite desta sexta-feira (20). O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) explicou que, devido aos novos episódios de crise, foi necessário aumentar a quantidade de medicamentos que eram dados para a menina. Ela e a irmã passaram por uma cirurgia de separação no dia 11 de janeiro
Valentina permanece em estado grave, instável e com melhora na respiração após retirada da “rolha” (secreção) causada por uma obstrução chamada atelectasia que ela teve no domingo (15). Ela não tem programação para ser extubada.
Já Heloá segue extubada, em um padrão respiratório adequado, aceitando bem a dieta oral e com padrão neurológico dentro da neutralidade. Na tarde desta sexta- feira, o cirurgião pediatra Zacharias Calil compartilhou um vídeo da gêmea escovando os dentes sozinha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As gêmeas de 3 anos eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias. Elas permanecem em dieta parental e com um curativo a vácuo para acelerar as cicatrizações.
Fonte: O Popular