Siamesa separada, Valentina é extubada após apresentar melhora, diz equipe médica

Siamesa separada, Valentina é extubada após apresentar melhora, diz equipe médica

Publicado em:

Última Atualização:

A pequena Valentina, siamesa separada de Heloá, em Goiânia, retirou na tarde desta segunda-feira (6) os aparelhos invasivos que a ajudavam a respirar. Segundo o cirurgião pediatra Zacharias Calil, após 26 dias intubada, Valentina passa a respirar com apoio de um cateter no nariz.

“Estamos usando aquele cateter de alto fluxo, que era muito utilizado durante a pandemia da Covid-19 para evitar passar o tubo na traqueia do paciente. É uma mangueirinha colocada no nariz”, explica Calil. Segundo o médico, a extubação da Valentina é uma grande conquista para o estado de saúde dela.

Valentina e Heloá continuam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD). Conforme o boletim médico desta segunda-feira (6), as pacientes estão sem febre e ainda tomam antibióticos.

Heloá já se alimenta pela boca e a irmã recebe nutrição parenteral, ou seja, administração médica de nutrientes aplicados na veia. “Apresenta abertura ocular espontânea, acompanha com o olhar. Sem crises convulsivas, em uso de anticonvulsivantes altas doses”, destaca o boletim.

Fonte: O Popular

LEIA TAMBÉM

error: O conteúdo está protegido !!