Uma recém-nascida, de apenas 16 dias, assustou os familiares e teve que ser socorrida, com orientações feitas pelo telefone, após engasgar com o leite materno, em Morrinhos.
O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (25), e os movimentos respiratórios dela chegaram a ser interrompidos, mas retornaram através das manobras aplicadas.
Por volta das 20h, a central do Corpo de Bombeiros recebeu uma ligação da família, via 193, na qual o pai da vítima, sem saber o que fazer, relatava a condição da filha. Segundo ele, ela estava apática e não respirava
O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (25), e os movimentos respiratórios dela chegaram a ser interrompidos, mas retornaram através das manobras aplicadas.
Por volta das 20h, a central do Corpo de Bombeiros recebeu uma ligação da família, via 193, na qual o pai da vítima, sem saber o que fazer, relatava a condição da filha. Segundo ele, ela estava apática e não respirava.
A videofonista que o atendeu pediu calma e passou a orientá-lo, explicando como deveria ser feita a manobra de Heimlich, utilizada para lidar com casos de obstrução das vias aéreas. O homem passou então a aplicar os movimentos.
Depois de algumas tentativas, massageando o peito do bebê sob a inclinação recomendada, ele percebeu que ela voltou a respirar. Na chamada, chegou a dizer que “o peito e a barriguinha dela estão subindo e descendo”
Ainda conforme as recomendações da profissional, ele posicionou a pequena de lado. Ao fazer isso, ele percebeu que havia secreção saindo pela boca da recém-nascida, e que ela já não estava mais roxeada, voltando à cor normal.
Apesar do desfecho positivo, o pai continuou na ligação até que uma equipe de resgate chegasse ao local. Os agentes transportaram a pequena para o Hospital Municipal de Morrinhos, onde ela recebeu os devidos cuidados médicos.
Fonte: Portal 6