A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou centenas de animais silvestres sendo transportados ilegalmente e de forma precária na BR-153, em Morrinhos, Região Sul do Estado. A ação, conjunta com a Polícia Militar de Goiás (PMGO), teve início na tarde desta sexta-feira (11), quando dois homens foram flagrados transportando os animais no porta-malas de um veículo. Foram capturados centenas de animais, dentre eles: Pássaro Preto, Tucanos, Araras e um Jacaré. Os homens, de 43 e 63 anos, foram abordados para fiscalização de rotina quando os policiais verificaram que dentro do carro havia caixas encobertas com tecido.
O porta-malas do veículo também estava cheio de diversas Araras Azuis. Os animais, a maioria filhotes, estavam dentro dessas caixas improvisadas e sacos plásticos. Alguns deles não resistiram às condições precárias e já foram encontrados mortos. De acordo com os dois homens, os animais foram capturados no estado do Tocantins e seriam comercializados na região sudeste do país. A dupla foi presa e encaminhada para a delegacia da Polícia Civil de Morrinhos. Os dois homens vão responder por crime ambiental e de maus-tratos a animais, com pena prevista para até oito anos de reclusão, multa e proibição da guarda dos animais. Os animais capturados foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Goiânia (GO).
Caso a população aviste um animal silvestre em condições precárias ou fora de seu habitat natural, deve denunciar à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) ou à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).Para o resgate dos animais, as denúncias são feitas pelo número 161 ou pelo (62) 3524-1422. A Amma autua em casos de maus-tratos aos animais somente quando é feito o flagrante. Quem investiga os casos é a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).
Fonte: O popular