Na manhã de hoje (26/07/2023), a Delegacia de Polícia de Morrinhos (19ª DRP) realizou a 3ª Fase da Operação Sisa Fraus. As investigações iniciaram no ano de 2022, em conjunto com o Ministério Público e visa a elucidação de uma associação criminosa, que atuou com o intuito de desviar valores provenientes de ITBI, assim como de lotes públicos municipais da prefeitura de Morrinhos.
Já foram identificados a participação de diversas pessoas, entre elas um ex-procurador municipal, funcionários públicos e empresários que cooperaram na prática criminosa. Os prejuízos apurados aos cofres públicos, até o momento, já superam a quantia de R$ 3.000.000,00 (três milhões). No entanto, grande parte já retornou ao erário, em decorrência da atuação do órgão ministerial.
Com a evolução das investigações, na data de hoje, nova operação foi deflagrada, sendo realizado o cumprimento de 4 (quatro) mandados de busca e apreensão na residência e endereço comercial de um advogado e ex-procurador municipal, assim como na residência de duas pessoas a ele ligadas, que participaram e se beneficiaram do esquema criminoso.
Durante o cumprimento das diligências, autorizadas judicialmente, no escritório de um dos alvos, foi localizado uma arma de fogo e munições em condição irregular. Na residência de outro investigado, também foi localizado munições de diversos calibres, nas quais o proprietário não tem nenhuma autorização legal para possuir.
Diante dessas condutas criminosas, foram ambos conduzidos a delegacia de polícia, onde foram autuados em flagrante pela prática de posse irregular de arma de fogo, previsto no art. 12 da lei 10.826/03. No entanto, conforme permissivo legal, foi arbitrada fiança aos autuados e após o pagamento, foram colocados em liberdade.
As investigações continuam, onde o material apreendido será analisado, onde possivelmente novas provas e condutas criminosas poderão ser identificadas e investigadas.
Fonte: Polícia Civil