A Delegacia de Polícia de Morrinhos, na data de 03/05/2023, desencadeou a operação SISA FRAUS. As investigações iniciaram no ano de 2022 em conjunto com o Ministério Público e com apoio da Prefeitura Municipal, onde através de uma auditoria realizada pelo executivo municipal, identificou que alguns valores referentes ao pagamento de ITBI, não haviam entrado nas contas do município.
Durante as apurações, foi possível verificar que havia um grupo de pessoas atuando nos desvios desses valores, formado por servidores públicos municipais e um escrevente cartorário. Até o momento, existem elementos de desvios/apropriações que já vinham ocorrendo desde o ano de 2019.
Destaca-se que com o evoluir das investigações, foi possível apurar que alguns suspeitos, também realizaram a apropriação fraudulenta de 13 lotes pertencentes ao município. Os autores envolvidos, forjavam as vendas desses lotes a terceiros (“laranjas”), se apropriando dos mesmos.
As investigações continuam, mas até o presente momento, já apurou-se que esse grupo de pessoas obteve ilicitamente uma quantia superior a R$ 3.000.000,00 (três milhões).
Após a realização da representação da autoridade policial e deferimento da medida pelo Poder Judiciário. Foi desencadeado a operação e realizado o cumprimento 4 (quatro) mandados de busca e apreensão em residências dos envolvidos, 1 (um) mandado de busca e apreensão em um cartório de Morrinhos e 1 (um) mandado de prisão preventiva. Em decorrência das diligências realizadas foram apreendidos diversos documentos que servirão para a continuidade das investigações.
O Ministério Público de Morrinhos divulgou um comunicado informando que o Promotor de Justiça Dr. Guilherme Vicente de Oliveira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Morrinhos, realizará uma coletiva de imprensa amanhã, dia 04/05/2023, às 13:30, na sede do Ministério Público de Morrinhos. O objetivo da coletiva é falar sobre as investigações que resultaram nas buscas e apreensões realizadas pela Polícia Civil em Morrinhos nesta quarta-feira (03). Além disso, a prefeitura de Morrinhos também deve emitir uma nota sobre o assunto.
Leia mais:
Fonte: Polícia Civil e Ministério Público