A onda de calor em Goiás pode acabar nesta sexta-feira (17) diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Instituto alerta para a ocorrência de chuva forte em áreas das regiões Sudeste e Centro- Oeste do Brasil.
De acordo com o Inmet, a partir desta sexta-feira (17), o calor forte combinado com o aumento da umidade e o padrão dos ventos em altos niveis vai potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo em Goiás, São Paulo, Triângulo Mineiro e na faixa Oeste e Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso.
A chegada de uma frente fria pelo litoral da região sudeste do pais aumenta a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h, possibilidades de queda de granizo no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Segundo o Inmet, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva, podendo ficar em torno de 80 milímetros (mm) e de forma pontual pode passar de 100 mm em algumas áreas do Brasil.
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo), André Amorim, em Goiás a previsão é de tempestades em potencial com alerta para as regiões norte, noroeste e centro do estado.
Previsão
Em Goiânia, a previsão é de sol com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, temperatura máxima podendo chegar aos 369C e umidade relativa do ar variando entre 25% a 75%.
No norte do estado em Porangatu, a previsão é de 5 milímetros de chuva em áreas isoladas, a temperatura deve varias de 24° a 40°C.
Em Ipameri, a temperatura máxima deve chegar a 36°C com possibilidades de chuva de 4 milímetros.