O sinal analógico da TV Anhanguera será desligado de forma voluntária em nove cidades de Goiás no dia 31 de março deste ano. Os telespectadores das cidades de Caldas Novas, Morrinhos, Goiatuba, Santa Helena de Goiás, Quirinópolis, Goianésia, Uruaçu e Aruanã que desejarem continuar assistindo a programação devem adquirir um conversor digital ou migrar para uma televisão com sinal digital.
O diretor de engenharia e tecnologia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla, conta que o desligamento do sinal analógico é uma evolução da tecnologia digital e permite um sinal de maior qualidade. Além disso, permite sinal digital móvel em aparelhos celulares com sintonizador digital o que contribui para a inclusão digital.
“A diferença do sinal analógico para o digital está na qualidade de imagem e som. Não há chuviscos ou ruídos e o sinal é ‘limpo’. O sinal digital é preparado para ser utilizado em telas grandes, o analógico não. Quem vê TV em uma tela acima de 40 polegadas percebe uma grande diferença positiva no sinal digital”, conta.
Sinal digital
Para ter o sinal digital, o telespectador pode manter a TV que já tem em casa, mesmo sendo TV de tubo, mas, nesse caso, ele deve adquirir um conversor digital externo. Cauvilla conta que os conversores são vendidos em lojas de eletrônicos e o preço varia conforme o modelo e dinâmica do mercado, e são encontrados entre R$ 80 e R$140.
“Nós orientamos que as pessoas não deixem para fazer a mudança do sinal digital de última hora, como é um processo que só traz vantagens quanto antes fazer melhor, sem falar que pode haver aumento no preço de conversores e antenas para quem deixar para o último momento. O sinal digital trará uma nova experiência para quem ainda não o utiliza, e melhor, continuará sendo de graça, como sempre foi”, ressalta Cauvilla.
Sinal analógico
O desligamento do sinal analógico obrigatório em Goiás começou em 2016 na cidade de Rio Verde, que foi a primeira cidade do país a ter somente o sinal digital transmitido.
De acordo com Cauvilla, ao adquirir o conversor será necessário sintonizar no sinal digital da TV Anhanguera, para obter essa sintonia a antena deverá ser do tipo externa UHF. Para quem necessitar receber algum outro sinal analógico, é possível trabalhar com duas antenas: uma VHF e a outra UHF.
“A partir do dia 31 de março, aproximadamente 80% da população do estado poderá usufruir do sinal digital da TV Anhanguera”, ressalta.
Todos os municípios goianos terão o sinal analógico desligado até 2023, que é a data limite para o desligamento do sinal no estado, conforme determinação do Ministério das Comunicações.
fonte: G1 Goiás.