Morrinhos está entre as 133 cidades de Goiás que estão sob alerta de tempestade com granizo e rajadas de vento

Morrinhos está entre as 133 cidades de Goiás que estão sob alerta de tempestade com granizo e rajadas de vento

Publicado em:

Última Atualização:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade com granizo e rajadas de vento para mais de 100 cidades de Goiás.

Há perigo potencial de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a combinação calor e umidade favorece a formação de pancadas de chuvas com rajadas de ventos e raios nesta 3ª (25).

A previsão do Inmet é que 133 cidades das regiões centro, leste, sul e noroeste de Goiás sejam afetadas. O órgão espera chuvas de 20 a até 50 milímetros por dia, além de ventos de até 60 quilômetros por hora.

O instituto alertou ainda para a possibilidade de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

Os boletins divulgados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) também informaram sobre o “risco potencial para a formação de tempestades”, nesta segunda-feira e na terça-feira, em todas as regiões de Goiás. 

Conforme o Cimehgo, nesta terça-feira (25), a combinação calor e umidade favorece a formação chuva em várias regiões, com isso, poderemos ter pancadas de chuvas isoladas com rajadas de ventos e raios.

Na Capital o dia deverá variar entre sol e áreas nubladas, com pancadas de chuvas isoladas e a temperatura máxima podendo chegar aos 32ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 40% a 90%.

André Amorim, gerente do Cimehgo conta que a previsão do tempo está dessa forma por causa da combinação “calor e umidade”, além do avanço de uma frente fria, que está formando um canal de umidade e favorecendo as áreas de instabilidade no estado.

“Ainda persiste o risco potencial para tempestades. Começa o dia ensolarado ou pelo menos com sol entre nuvens, mas no período da tarde, por conta dessa camada de umidade, essa combinação favorece essas áreas de instabilidades e teremos chuvas, que podem ser intensas”, Amorim. 

As orientações do Inmet 

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores nem próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Ainda segundo o Inmet, é orientado que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.

Para mais informações, o Inmet sugere que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Veja as cidades afetadas pela tempestade, sendo algumas delas no Vale do São Patrício: 

Abadia de Goiás, Abadiânia, Acreúna, Adelândia, Alexânia, Aloândia, Americano do Brasil, Amorinópolis, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragarças, Aragoiânia, Arenópolis, Aurilândia, Avelinópolis Baliza, Bela Vista de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Caiapônia, Caldas Novas, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campo Alegre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Catalão, Caturaí, Cezarina, Chapadão do Céu, Cidade Ocidental, Córrego do Ouro, Corumbá de Goiás, Corumbaíba, Cristalina, Cristianópolis, Cromínia, Damolândia, Davinópolis, Diorama, Doverlândia, Edealina, Edéia, Fazenda Nova, Firminópolis, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Goiandira, Goiânia, Goianira, Goiás, Guapó, Hidrolândia, Indiara, Inhumas, Ipameri, Iporá, Israelândia, Itaberaí, Itaguari, Itapirapuã, Itauçu, Ivolândia, Jandaia, Jaraguá, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Joviânia, Jussara, Leopoldo de Bulhões, Luziânia, Mairipotaba, Mineiros, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Montividiu, Morrinhos, Mossâmedes, Nazário, Nerópolis, Nova Aurora, Nova Veneza, Novo Brasil, Novo Gama, Orizona, Ouro Verde de Goiás, Ouvidor, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palmelo, Palminópolis, Paraúna, Perolândia, Petrolina de Goiás, Piracanjuba, Piranhas, Pirenópolis, Pires do Rio, Pontalina, Portelândia, Professor Jamil, Rio Quente, Rio Verde, Sanclerlândia, Santa Bárbara de Goiás, Santa Fé de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio de Goiás, São Francisco de Goiás, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Serranópolis, Silvânia, Taquaral de Goiás, Terezópolis de Goiás, Três Ranchos, Trindade, Turvânia, Turvelândia, Urutaí, Varjão, Vianópolis e Vicentinópolis. Fonte: Inmet. 

LEIA TAMBÉM

error: O conteúdo está protegido !!