O conceituado site Diário do Estado publicou nesta segunda-feira (19) uma matéria assinada pela jornalista Tainá Borela, informando que Morrinhos está caminhando para ter três candidatos nas eleições de 2024. Confira a matéria abaixo:
Há 30 anos com eleição polarizada entre dois grupos políticos, a cidade de Morrinhos, no sul de Goiás, deve contar com uma terceira via no ano que vem. O atual prefeito Joaquim Guilherme (PSDB) será candidato à reeleição e, segundo informações da política local, já tem dois adversários consolidados, o ex-prefeito Rogério Troncoso (MDB) e o ex-vereador e ex-deputado estadual Maycllyn Carreiro (Solidariedade).
Prefeito por três mandatos, o tucano Joaquim Guilherme apoiou Ronaldo Caiado (UB) nas eleições de 2022 e trabalha para ter o respaldo do governador em seu projeto de reeleição, podendo até mudar de partido se isso facilitar a vinda de Caiado para seu palanque. Rogério Troncoso é figura antiga do MDB e articula para que o presidente do partido, vice-governador Daniel Vilela, trabalhe para elegê-lo novamente na cidade.
Os grupos políticos de Joaquim e de Troncoso se alternam no poder desde o início da década de 90, quando o emedebista foi eleito pela primeira vez à Prefeitura da Cidade. Rogério já foi chefe do Executivo municipal por quatro mandatos.
A novidade política no ano que vem será Maycllyn, que eleito vereador no município em 2016 e, suplente de deputado estadual, assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa, em 2021. No ano passado, tentou voltar a Alego, mas não foi eleito. O que animou o ex-deputado foi uma votação expressiva em Morrinhos, 10.088 votos, 40% dos 14.219 que obteve.
Assessor técnico na Assembleia Legislativa, Carreiro conta com o respaldo do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), para enfrentar os adversários. Enquanto deputado, atuou na base caidista, por isso também quer se reaproximar de Caiado e de Daniel.