Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de n° 7361/21, de autoria do deputado Maycllyn Carreiro (PRTB), propondo acesso gratuito a medicamentos para pesssoas que necessitar de tratamento para sequelas decorrentes da vid-19. De acordo com o texto assinado pelo parlamentar, a comprovação das sequelas, bem como os medicamentos necessários para tratamento, serão validadas perante a apresentação de laudo médico.
Em justificativa, Carreiro argumenta que a matéria visa assegurar a reabilitação das pessoas por meio do oferecimento gratuíto de medicamentos. Ele lembra que entre as complicações maiores do período pós-covid estão doenças que envolvem principalmente os pulmões e rins.
“Uma vez que o sistema imunológico está mais fragilizado por conta da infecção do novo coronavírus, células inflamatórias podem acometer também os rins, gerando um processo de fibrose nesses órgãos, e em alguns poucos casos pode ocorrer insuficiência renal aguda e até necessidade de diálise”, pontua o parlamentar ao defender a aprovação do texto.
O texto precisará ser aprovado em duas fases de votação em Plenário e, posteriormente, sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).