Em uma decisão judicial que chamou a atenção, a Meta, empresa responsável pelas redes sociais Facebook e Instagram, foi condenada a pagar mais de 6 mil reais ao presidente da Câmara Municipal de Morrinhos, Wellington Dias, por conta de uma invasão à sua conta no Instagram.
A juíza confirmou a tutela de urgência concedida, determinando que a Meta forneça ao autor o número “IP” relacionado aos acessos à conta do requerente. Além disso, o Instagram foi condenado a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 6.510,00.
Wellington Dias relatou que sua conta no Instagram foi invadida e hackeada no início do mês de março. Ele agiu prontamente, bloqueando a invasão com os mecanismos disponíveis na plataforma.
O que gerou dúvidas foi o fato de o advogado contratado para defender o presidente ter sido pago pela Câmara Municipal para tratar de uma questão particular em suas redes pessoais.
Questionada sobre a contratação da defesa pelo Poder Legislativo, a assessoria de comunicação da Câmara Municipal afirmou que o chip invadido pertence à Câmara, o que justificou a contratação.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, recorreu da decisão. No entanto, a grande questão é: caso se confirme à indenização, o dinheiro irá para a Câmara ou para o presidente?