Governo de Goiás faz parceria com Governo Federal para capacitar gestores da Assistência Social

Governo de Goiás faz parceria com Governo Federal para capacitar gestores da Assistência Social

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e o Governo Federal firmaram uma parceria em prol da Assistência Social dos municípios goianos. Nesta terça-feira (03/08), um ciclo de capacitações para gestores da área foi iniciado pelas cidades do Entorno do Distrito Federal. O objetivo é garantir a eficiência no uso de recursos direcionados para proteções básica e especial das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. 

A abertura do evento foi feita de forma híbrida em Águas Lindas de Goiás. Participaram, entre outros, a secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia; o secretário estadual de Assistência Social, Wellington Matos; o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti; a superintendente de Assistência Social da Seds, Silvana Fuini; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social da União, Alexandre Reis; e secretários de cidades do Entorno. 

“Nos dedicamos à proposta da Seds porque sabemos que as políticas assistenciais vão avançar de forma significativa com este suporte técnico. Dividimos a capacitação por regiões para garantir o foco necessário para cada uma, respeitando as particularidades e as demandas municipais”, destacou Maria Yvelônia. 

Os assuntos que serão tratados nas palestras foram selecionados pela Secretaria Estadual após levantamento minucioso da realidade de cada município. As rodadas de capacitação vão até o dia 31 de agosto. Todos os municípios estão convidados e poderão apresentar suas maiores demandas.

O secretário Wellington Matos lembrou a importância deste trabalho: “Garantir a qualificação dos nossos gestores é garantir a chegada da comida na mesa das famílias goianas. É garantir que o pai goiano e a mãe goiana tenham oportunidade de recomeçar e definir um futuro melhor para os seus filhos”, disse.  

O prefeito Lucas Antonietti agradeceu pela oportunidade e lembrou da atenção recebida do Governo de Goiás para a assistência social no município. “Nossa cidade recebeu cestas básicas, recursos do Cofinanciado, e estamos avançando cada dia mais. Neste momento, poder contar com este apoio é fundamental, tivemos um aumento do número de pessoas em extrema pobreza por conta da pandemia e, graças à parceria com Estado, estamos conseguindo amparar.”

Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás