A cidade de Morrinhos vai prestar uma justa homenagem ao saudoso cantor sertanejo Antônio Rosa Ribeiro, mais conhecido como Falcão. A praça localizada entre os setores Santos Dumont e Aeroporto receberá o nome do ícone do meio sertanejo, que faleceu há 13 anos. Além de dar nome à praça, a prefeitura de Morrinhos informou que Falcão também terá um busto no local.
Falcão era o nome artístico de Antônio Rosa Ribeiro que fez dupla com Marcelo Justino de Moraes, conhecido artisticamente como Felipe. Jornalista de formação, Falcão trabalhou em TV e apresentou festivais de música no começo de sua carreira. Foi em um desses festivais, no início da década de 1980, que conheceu Felipe. Assim surgiu a dupla Felipe & Falcão]
Figura querida no meio sertanejo, Falcão tinha 1,88m, diferente dos padrão dos cantores sertanejos, e a voz muito grave, com a qual brincava em algumas de suas canções. Entre os grandes sucessos da dupla, estão “Que Pena, Grito de Amor” e “Deixa Eu Te Amar, Por Favor”. O cantor sempre expressou seu amor pela cidade de Morrinhos em shows e entrevistas, e nunca deixou suas raízes, morando na cidade até o dia de sua morte.
No Diário Oficial do Estado, foi publicado nesta quinta-feira (4) o extrato do contrato com a empresa Prestadora de Serviços Souzaval Ltda, que será responsável pela execução das obras. De acordo com a Prefeitura, está prevista a construção de calçadas, estacionamento e paisagismo na praça (foto). Ainda não há previsão para o início das obras, pois há alguns detalhes burocráticos que precisam ser acertados. A estimativa é de que as obras durem cerca de 150 dias, com um custo total de R$ 72.540,86. A praça deve ser entregue ainda este ano.
Com a homenagem, a cidade de Morrinhos mantém viva a memória do grande artista e reforça sua identidade cultural. O busto de Falcão será um ponto turístico importante para os fãs de música sertaneja e um marco na história da cidade.