Na manhã desta quarta-feira (25), na sede da UEG Morrinhos, foi realizada uma reunião entre o reitor da universidade, Júlio Meira, representantes do Centro Acadêmico de Direito e das coligações partidárias, para definir os detalhes do debate eleitoral que estava marcado para ocorrer nesta quinta-feira (26).
Segundo os organizadores, todos os candidatos foram convidados. No entanto, apenas os candidatos Joaquim Guilherme (PSDB) e Maycllyn Carreiro (PL) confirmaram participação, enviando representantes à reunião. Os candidatos Rogério Troncoso (MDB) e Rodrigo Carnot (PSOL) não compareceram e não enviaram representantes
Diante da confirmação de apenas dois candidatos para o debate, o presidente do Centro Acadêmico de Direito, Juliano Galdino, e o aluno Rafael Adarito, que seria o mediador do evento, discutiram com os representantes presentes sobre a realização ou não do debate.
Em consenso, todos decidiram pelo cancelamento do debate, justificando que ele só seria enriquecedor para o eleitor se pelo menos três candidatos participassem. Como alternativa, optaram por organizar uma sabatina com os candidatos, a ser realizada na próxima semana.
A sabatina será transmitida pela Rádio Boas Novas, durante o programa Morrinhos Agora, que vai ao ar às 17 horas. A sabatina contará com a participação dos alunos de Direito da UEG, que elaborarão as perguntas aos candidatos.
Nossa reportagem conversou com Juliano Galdino e Rafael Adarito, ambos expressaram decepção pela falta de adesão dos outros dois candidatos. Segundo Rafael, “o debate seria uma ferramenta essencial para ajudar o eleitor morrinhense a tomar uma decisão consciente na hora de votar”.
Ele destacou que o debate permitiria que os candidatos apresentassem suas propostas, respondessem a perguntas importantes e esclarecessem suas posições sobre temas diretamente ligados à população de Morrinhos.
A expectativa agora é que a sabatina ofereça uma oportunidade de diálogo entre os candidatos e a comunidade, mantendo o compromisso de fornecer informações claras e diretas ao eleitorado.