O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) ou “Enem dos concursos“, é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, com a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
São oferecidas 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal, as provas serão aplicadas no dia 5 de maio. Com uma única taxa de inscrição, o candidato pode concorrer a vários cargos dentro da mesma área de atuação. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.
Os valores das taxas de inscrição são R$ 60, para concorrer a cargos de nível médio, e R$ 90, para os de nível superior. Poderão pedir isenção da taxa inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies
As inscrições começam no próximo dia 19 e serão apenas pelo site do governo federal. O candidato precisa ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze).
Ele deverá escolher em qual bloco temático quer se inscrever e, depois, a quais cargos. Em seguida, ordenar a sua preferência entre os cargos e as especialidades.
Foram publicados oito editais – um para cada bloco temático (área de atuação):
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
- Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
- Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
- Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
- Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
- Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
- Nível Intermediário (692 vagas)