O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) planeja realizar seu primeiro concurso em 2024, oferecendo mil vagas para agentes de trânsito e examinadores com salários iniciais de R$ 4.258. A realização do exame está pendente da sanção do governador Ronaldo Caiado.
Fundado em julho de 1980, o Detran-GO nunca promoveu um processo seletivo, contando atualmente com funcionários comissionados e temporários. No entanto, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou recentemente, em segunda votação, um projeto que cria mil vagas no órgão, abrindo caminho para o concurso.
As vagas requerem nível superior em qualquer área de formação, com carga horária de 40 horas semanais e possibilidade de trabalho em finais de semana e feriados conforme a necessidade e o interesse público, de acordo com informações do Detran.
O concurso, segundo o órgão, tem como objetivo ampliar o atendimento do Detran e aprimorar os processos relacionados à habilitação, educação de trânsito e fiscalização nos 246 municípios de Goiás.
O Detran destaca que o aumento no quadro de servidores também fortalecerá a capacidade de fiscalização, atualmente realizada por meio de convênios com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
Além das responsabilidades na fiscalização de trânsito, o Detran atua no controle das atividades dos permissionários, como centros de formação de condutores, clínicas, oficinas e empresas de desmonte e comércio de peças usadas.
Fonte: O popular