O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) solicitou uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir uma agenda administrativa de interesse de Goiás. Ele pretende, durante a conversa no Palácio do Planalto, se possível ainda este ano, solicitar a liberação de um empréstimo de R$ 1 bilhão para a construção de um polo de inteligência artificial (IA) em Goiás. Será o primeiro encontro entre o presidente e o governador desde a posse do petista no Planalto.
O Palácio das Esmeraldas está interessado em buscar recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Apesar de serem de espectros políticos diferentes, a boa relação entre Lula e Caiado tem sido a aposta praticamente unânime dos políticos goianos, especialmente devido à experiência dos dois executivos e aos interesses comuns das duas administrações.
Em seu discurso de posse, em janeiro último, Caiado enfatizou que, sem união, unidade e articulação com os entes federados e com os poderes constituídos, estariam perdendo tempo, o que foi entendido como uma clara indicação de que haverá esforços para alianças com o governo federal, visando avanços para a população goiana.
Apesar de superar grandes dificuldades herdadas da gestão anterior e promover o reequilíbrio das contas públicas, colocando o Estado em condições, inclusive, de contrair empréstimos com o aval da União, Caiado almeja avançar muito mais em questões que têm como prioridade a dignidade da pessoa humana. Segundo o governador, “é fundamental estabelecer metas sociais, educacionais e de diminuição progressiva da desigualdade para que Goiás tenha a certeza de que seu futuro será próspero”.
Fonte: DM