Seis grandes empresas chinesas planejam investimentos em Goiás após a viagem do governador Ronaldo Caiado ao país asiático. Durante 14 dias, uma comitiva goiana visitou seis cidades, incluindo Pequim, e realizou 16 reuniões.
Os acordos alcançados visam gerar empregos, renda e fomentar pesquisa e inovação no estado. Destaque para a chegada da Chint Power, multinacional de energia renovável, em Itumbiara. Outros grupos, como CMOC e Weichai Group, também projetam investimentos bilionários.
Além disso, parcerias com empresas como a BYD e Huawei foram firmadas para tecnologia de transporte público e soluções em educação, respectivamente. A China Railway Limited (CREC) avaliará oportunidades em Goiás em 2024, visando construção de ferrovias e exploração mineral.
Destaca-se ainda a cooperação entre a Universidade Tsinghua e a Universidade Estadual de Goiás em pesquisas sobre mudanças climáticas e energia. A primeira-dama Gracinha Caiado participou de um simpósio sobre políticas públicas sociais durante a visita à China.
Esses investimentos representam um avanço significativo para a economia e o desenvolvimento tecnológico de Goiás.