No dia 05/09/2023 a Delegacia de Polícia de Morrinhos desencadeou a Operação Painel. As investigações iniciaram com o intuito de desmantelar uma associação criminosa responsável pela falsificação de documentos públicos e por fornecer petrechos para a falsificação. Os investigados, tinham como seu modus operandi, a criação e disponibilização de um software denominado “PAINEL”.
Nesse programa, de tecnologia avançada, é possível gerar documentos como CNH e diplomas de todas as unidades da federação. Destaca-se que é possível produzir inclusive exames toxicológicos e oftalmológicos. Essa associação criminosa, na posse desse programa, revendia os acessos (login e senha) a falsificadores e estelionatários de todo o país, pelo valor médio de R$ 350,00 por semana.
Em continuidade das investigações, foram descobertos diversos falsificadores que utilizavam o sistema para a prática de crimes, em várias cidades do estado, vários deles residentes na cidade de Morrinhos. Diante de todo material produzido, foi realizada a representação pela prisão temporária e busca e apreensão domiciliar dos envolvidos, sendo prontamente deferido pelo Poder Judiciário.
Na data de hoje foram cumpridos 2 (dois) mandados de prisão temporária e 8 (oito) mandados de busca e apreensão residencial. No entanto, na residência de dois investigados, foi localizado um farto material utilizado na falsificação de documentos públicos, como impressoras, imagens, papel especial e inclusive CNH já prontas para o envio. Diante dessa situação, foram autuados em flagrante delito pela prática do delito previsto no Art. 294 do CP. Foi também apreendido um veículo, possivelmente adquirido com o proveito dos delitos praticados.
As investigações continuam, onde todo material apreendido será analisado e possivelmente novos crimes e autores poderão ser identificados.
Fonte:Delegacia de Polícia de Morrinhos – 19ª DRP