A tecnologia trabalhando a favor do ensino

A tecnologia trabalhando a favor do ensino

Atualmente, o mundo vive uma intensa e veloz produção e disseminação dos avanços tecnológicos, além de transformações em diversos campos do cotidiano das pessoas. É inegável observar que os novos hábitos de consumo, as modalidades de lazer e as recentes áreas de atuação profissional geram novos comportamentos e produzem conhecimentos.

Não podemos, portanto, ignorar a importância que a tecnologia, inserida na educação, tem para os alunos, as instituições e os profissionais da área. No entanto, as inovações tecnológicas não devem ser empregadas sem um estudo prévio das suas funções e de que maneira elas irão colaborar efetivamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. É preciso pesquisar a forma mais produtiva de utilizá-la, seus principais problemas e a correta introdução na instituição de ensino.

Temos vários exemplos de tecnologias inovadoras utilizadas em sala de aula, tanto de forma presencial como remota, como:

  • E-books: livros digitais que os alunos podem acessar a qualquer hora e local;
  • Gamificação: aplicação da lógica dos games em sala de aula;
  • Realidade Aumentada/Virtual: equipamentos que possibilitam uma imersão no tema, com imagens em movimento;
  • Redes sociais: inserção de aplicativos populares no ensino, como por exemplo, a criação de grupos no WhatsApp e em redes sociais como o Facebook;
  • Avaliação e fórum online: métodos práticos de obter resultados e feedbacks imediatos, podendo ser usado de forma ampla;
  • Pesquisas em tempo real: quando o professor orienta os estudantes a consultarem pela internet para fazer pesquisas e tirar dúvidas;
  • Vídeos, músicas e podcasts: maneira de diversificar o conteúdo apresentado;

Sem sombra de dúvidas, as tecnologias são um divisor de águas, pois são instrumentos que potencializam a educação, a criatividade do aluno, sua consciência, pensamento crítico e empatia. Por outro lado, os professores ganham novas ferramentas para tornarem suas aulas mais interessantes, participativas e dinâmicas.

As aulas online se transformaram numa das maiores inovações da educação nos últimos anos, sendo potencializada no mundo pós-pandemia. O aluno assiste aulas em tempo real, interage com colegas e professores estando em qualquer lugar. Tais ferramentas de ensino estão presentes em todos os cantos do país e nos mais diversos níveis de ensino, do ensino fundamental ao superior. Um professor que transmite seus conhecimentos em tempo real passa muita credibilidade e confiança, segurança e domínio do assunto em pauta, provando sua capacidade de dialogar com seu público de forma assertiva.

Os benefícios para os estudantes são os seguintes:

  • Interação em tempo real com o professor através múltiplos canais de comunicação;
  • Flexibilidade de horários para assistir às aulas;
  • Maior aproveitamento do tempo e do conteúdo;
  • Redução de custos de transporte, estacionamento, lanches, compra de materiais…
  • Inclusão de público diversificado;

A base de tudo é a Plataforma de Ensino Institucional, onde os estudantes acessam as aulas e atividades contempladas no curso, realizam simulados, provas, avaliações, participam de fóruns interativos, baixam materiais de apoio e solicitam acompanhamento individual.

A utilização de tecnologias de ensino oferece o que há de mais atual no ramo da aprendizagem. Proporciona um ensino eficaz, eficiente, dinâmico, inovador e interativo ao aluno e ferramentas qualificadoras da educação para os docentes.

Fonte: G1 goiás