Onofre Garcia
O prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, decidiu acompanhar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, na flexibilização de vários estabelecimentos comerciais nesse momento de pandemia do coronavírus. Boa parte do comércio que esteve com as portas fechadas, voltou a funcionar hoje em Morrinhos, seguindo todas as restrições impostas pelos decretos municipal e estadual. Uso de máscaras, álcool em gel ou líquido 70%, evitar aglomerações de pessoas, continuam em vigor. Decreto divulgado pelas redes sociais, segmentos do comércio já abriram as portas a partir de hoje, dia 14 de julho de 2020, depois de 13 dias fechados.
De acordo com as novas normas, feiras livres, inclusive a feirinha do Cristo que está sem funcionar a bastante tempo, academias, sanduicherias, bares, pizzarias, lanchonetes e outros, estão liberadas a partir de hoje, 14 de julho. O funcionamento de estabelecimentos que também trabalham a noite, será permitido somente até às 22 horas. O prefeito anunciou também que fará a distribuição do medicamento ivermectina a partir do dia 20 próximo, no entanto, os outros medicamentos que estão sendo utilizados contra o COVID-19 serão distribuídos somente com prescrição médica.
Segundo o novo decreto com protocolo mais rígido para a reabertura e funcionamento do comércio e outros estabelecimentos, terão de solicitar um alvará provisório, assinado pelo prefeito e assessoria. Os interessados devem manter contato com o Poder Executivo a fim de receber as orientações necessárias. É importante ressaltar que Morrinhos faz parte da lista dos municípios que irão receber o teste em massa para o COVID-19.