Morrinhos Foi o Município no Brasil que Teve Maior Crescimento de Empregos no Setor Agropecuário em Março

Morrinhos Foi o Município no Brasil que Teve Maior Crescimento de Empregos no Setor Agropecuário em Março

Publicado em:

Última Atualização:

Em um levantamento recente realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), Morrinhos, no estado de Goiás, destacou-se como a cidade com maior crescimento de empregos no setor agropecuário em março de 2024. De acordo com os dados, Morrinhos registrou um aumento significativo de 1.441 novos postos de trabalho no mercado do agro, superando outras cidades de destaque como Paracatu (MG), que teve um incremento de 1.425 vagas, e Venâncio Aires (RS), com 1.380 novos empregos.

Ao todo, das 4.722 cidades analisadas com movimentação no mercado de trabalho agropecuário, 2.497 municípios apresentaram aumento nos postos de trabalho, enquanto 1.914 registraram redução. No total, março de 2024 encerrou com 247.128 contratações e 243.411 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 3.717 empregos no setor.

Na análise regional, o Sudeste liderou a criação de empregos com 19.905 novas vagas, impulsionado pelo bom desempenho das cadeias produtivas do açúcar e do alho. Em seguida, o Centro-Oeste, onde está localizada Morrinhos, apresentou um saldo positivo de 2.905 vagas. As regiões Norte e Sul registraram aumentos de 984 e 891 vagas, respectivamente. Em contraste, o Nordeste enfrentou uma queda significativa, com a perda de 20.968 postos de trabalho, especialmente devido aos desligamentos na cadeia produtiva do açúcar.

Os pesquisadores da CNM observaram que, embora positivo, o desempenho de março de 2024 foi inferior ao do mesmo período em 2023, quando o saldo positivo de vagas foi de 15.115. Eles destacaram que o crescimento do emprego no agro em março deste ano foi impulsionado pela produção de sementes certificadas e pela continuidade das contratações na indústria do fumo na Região Sul.

Para mais detalhes sobre o levantamento completo, acesse o link da pesquisa.

Fonte: Brasil 61

LEIA TAMBÉM

error: O conteúdo está protegido !!