Morrinhos está entre as 521 cidades anunciadas pelo Ministério da Saúde para receber e aplicar a vacina da dengue. Os casos de dengue tiveram um aumento significativo de 170% nas três primeiras semanas de janeiro de 2024, comparadas ao mesmo período de 2023, passando de 44,7 mil para 120,8 mil.
O Brasil registrou um aumento expressivo no número de casos de dengue nas duas primeiras semanas do ano, totalizando 55.859 casos prováveis e seis mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. A lista dos 521 municípios contemplados foi divulgada nesta quinta-feira, 25, sendo que a vacinação terá início em fevereiro.
As 5,2 milhões de doses serão destinadas a 16 estados e ao Distrito Federal, priorizando a imunização de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Essa faixa etária foi escolhida devido ao alto número de hospitalizações registradas entre janeiro de 2019 e novembro de 2023.
A seleção das regiões foi baseada em três critérios: municípios com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue em 2023 e 2024, e maior predominância do sorotipo DENV-2. A decisão foi tomada em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), seguindo recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A primeira remessa, com cerca de 757 mil doses, já chegou ao Brasil, enquanto outra, com mais de 568 mil doses, está programada para fevereiro. O Ministério da Saúde adquiriu o total de 5,2 milhões de doses disponíveis para 2024, com entregas previstas até novembro. A prevenção continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito, conforme destaca o Ministério da Saúde.
Click aqui e veja a lista das cidade!!!
Fonte: https://g1.globo.com/