Justiça Eleitoral Suspende Divulgação de Pesquisa em Morrinhos

Justiça Eleitoral Suspende Divulgação de Pesquisa em Morrinhos

Publicado em:

Última Atualização:

A Justiça Eleitoral de Morrinhos, deferiu parcialmente uma liminar solicitada pela coligação “O Futuro Chegou”, que impugna a divulgação de uma pesquisa eleitoral identificada como GO-09528/2024. A pesquisa foi realizada por uma empresa de consultoria, contratada por um cidadão local, e teve seus resultados compartilhados por diversos meios de comunicação e redes sociais.

A pesquisa estimulada, realizada entre os dias 4 e 5 de agosto e divulgada no dia 10, apresentou Rogério Troncoso na liderança, seguido por Joaquim Guilherme em segundo, Maycllyn Carreiro em terceiro e Rodrigo Carnot na quarta colocação.

A coligação “O Futuro Chegou” alega que a pesquisa não cumpriu todos os requisitos estabelecidos pela legislação eleitoral, especificamente no que diz respeito ao plano amostral, que deve detalhar faixa etária, grau de instrução, renda familiar, e a distribuição geográfica dos entrevistados.

Como resultado, a Justiça determinou que a empresa responsável pela pesquisa conceda acesso completo aos dados e informações à coligação autora no prazo de dois dias. Além disso, os meios de comunicação e aqueles que compartilharam a pesquisa nas redes sociais foram intimados a remover as postagens em um prazo de 24 horas, sob pena de multa diária. A decisão também estipula que as partes envolvidas apresentem suas defesas dentro do prazo legal.

Essa decisão destaca a importância do cumprimento rigoroso das normas eleitorais para garantir a transparência e a idoneidade dos processos democráticos, especialmente em períodos eleitorais.

LEIA TAMBÉM

error: O conteúdo está protegido !!