A Escola Municipal Kleyton de Sousa Peres, no município de Morrinhos, e a Escola Municipal Professor Raimundo de Jesus Paiva, na cidade de Água Fria de Goiás, receberão na manhã dos dias 26 e 28, respectivamente, às 10 horas, 1.200 novos livros, entre romances, mangás, contos, filmes e títulos juvenis. O novo acervo é uma das ações do projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare e da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Além de títulos que são de difícil acesso e publicações voltadas para o público infantojuvenil, ambas as escolas ganham a revitalização da sua biblioteca com espaço de pintura, mesas e cadeiras de leitura e ambientação lúdica para acolhimento dos seus estudantes. Ao todo, serão cerca de 500 alunos contemplados, entre estudantes do Ensino Fundamental I e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“O Projeto leitura no campo proporcionará aos alunos da Escola Municipal Professor Raimundo de Jesus Paiva um ambiente lúdico, onde poderão desenvolver o hábito da leitura, estimulando a aprendizagem e a criatividade”, destaca a Secretária Municipal de Educação, Josina José dos Santos.
O Leitura no Campo está na sua quinta edição, seguindo com o propósito de formação de leitores em comunidades com pouco acesso à literatura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização de espaços de leitura. O projeto considera as bibliotecas como espaços vivos para trabalhar a imaginação, a colaboração, a aprendizagem e a produção de conhecimento, alfabetização e contação de histórias. O acervo conta com exemplares em braile e audiolivros.
Neste ano, o Leitura no Campo vai reestruturar um total de quatro bibliotecas ou espaços de leitura já existentes no Brasil, tanto no que tange à adequação do espaço físico como a doação de acervos. O projeto vem atuando em espaços que precisam de suporte e melhorias para atender as comunidades do país. Além do interior de Goiás, o projeto já chegou, em 2023, às cidades de Candeias e Biritinga, na Bahia.
O Leitura no Campo também oferece aos educadores sensibilização sobre o uso do espaço e acesso a uma plataforma online e 100% gratuita com cursos para formação de leitores, alfabetização e contação de histórias.
Paula Castro, Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente de uma empresa multinacional, afirma que o aprendizado a partir dos livros contribui para a saúde integral dos pequenos. “Acreditamos que o acesso à leitura possa oferecer momentos de distração, contribuindo para o bem-estar emocional e mental das crianças, tornando sua experiência hospitalar mais positiva e acolhedora. A iniciativa é uma maneira carinhosa de cuidar das nossas crianças e de espalhar sorrisos em meio a tratamentos e recuperações”, conclui.
“O grande objetivo do nosso projeto é dar acesso ao livro e à leitura em comunidades no interior do Brasil. O desafio, no entanto, vai além de implantar bibliotecas. Precisamos democratizar a leitura e o ato de ler”, realça Katia Rocha, CEO e fundadora da Rede Educare.
A iniciativa do projeto Leitura no Campo vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver biblioteca nas instituições de ensino do país. O programa também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.