Comitiva colombiana visita fazenda de Girolando em Morrinhos

Comitiva colombiana visita fazenda de Girolando em Morrinhos

Publicado em:

Última Atualização:

A demanda na Colômbia por animais e material genético da raça Girolando é grande, colombianos vem ao Brasil buscar por mais conhecimentos Governadores de vários estados da Colômbia estão no Brasil para um intercâmbio técnico com empresas do agronegócio e da indústria automobilística.

O grupo chegou ao país no dia 21 de agosto e já visitou alguns criatórios de Girolando no estado de Goiás com a proposta de conhecer a raça e diferentes sistemas de produção utilizados na pecuária leiteira. Eles estiveram na ICH Agropastoril, em Morrinhos, na Estância K, em Bela Vista, e na Fazenda Mutum, em Alexânia.

De acordo com o segundo Secretário de Relações Exteriores da Embaixada da Colômbia no Brasil, Daniel Moreno Velásquez, a visita está possibilitando um grande aprendizado para todos. “As fazendas contam com sistemas de produção muito eficientes. Em cada uma tivemos um aprendizado diferente e isso vai ajudar a melhorar o setor leiteiro colombiano.

A proposta da comitiva é dar continuidade a esse tipo de intercâmbio em datas futuras, aproximando as entidades e pecuaristas brasileiros dos colombianos”, informa Velásquez. Comitiva da Colômbia e o pecuarista José Renato Chiari O pecuarista José Renato Chiari recebeu os governadores na ICH na última quarta-feira, 23 de agosto, e apresentou seu sistema de produção de leite a pasto irrigado.

“A intenção deles é elevar a produção de leite, mas sem precisar abrir novas áreas, utilizando para isso um sistema intensificado, como o que temos aqui”, explica Chiari, que é diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Segundo ele, o grupo ficou impressionado com a eficiência da raça e os índices zootécnicos e de produção por hectare da propriedade.

A vinda do grupo de governadores da Colômbia, que integram a Federação Nacional de Departamentos, teve o apoio do Brazilian Girolando, com agendamento das visitas aos criatórios participantes do projeto internacional. De acordo com o gerente do Brazilian Girolando, Marcello Cembranelli, além do intercâmbio, a associação trabalha junto aos dois governos para facilitar o comércio bilateral de material genético e animais vivos. Atualmente, a Colômbia é o país que mais importa sêmen bovino de raças leiteiras, dentre elas o Girolando, do Brasil.

A agenda dos governadores ainda inclui visitas a fazendas da raça Gir Leiteiro, à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e usinas, além da fábrica de carros Toyota, e deve ser encerrada no final da semana. Colômbia pede maior abertura A ampliação do protocolo sanitário na área de genética bovina entre Brasil e Colômbia está entre as propostas que foram apresentadas aos governos dos dois países pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e pela Federação Nacional de Departamentos da Colômbia, que reúne governadores dos 32 departamentos (estados) daquele país.

 O assunto foi tratado durante reunião ocorrida em julho, na capital colombiana Bogotá, com a presença do gerente do projeto internacional Brazilian Girolando, Marcello Cembranelli, e dos representantes da Federação, o diretor-executivo, Didier Tavera, a subdiretora de Governo e Regiões, Carolina Franco, e o chefe do Programa Anticontrabando, David Jaramillo. A Colômbia é o principal país importador da genética Girolando na América Latina. Como o Brasil é o berço da raça e referência em sua seleção, muitos criadores colombianos têm interesse em levar touros e matrizes de genética superior para acelerar o melhoramento genético do rebanho local.

Fonte: Leia mais em: https://www.comprerural.com

LEIA TAMBÉM

error: O conteúdo está protegido !!