A promotora de Justiça Jonisy Ferreira Figueiredo recebeu homenagem do 2º Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) de Morrinhos nesta terça-feira (10/12) pelos relevantes serviços prestados ao aperfeiçoamento da segurança pública na comunidade. A homenagem aconteceu durante a solenidade de inauguração da sala de monitoramento na sede do 36º Batalhão da Polícia Militar de Morrinhos.
Promovida recentemente para a 107ª Promotoria de Justiça de Goiânia, Jonisy Ferreira Figueiredo atuou ao longo de quase 17 anos como titular da 3ª Promotoria de Justiça, com relevantes contribuições nas áreas criminal e de execução penal, em razão da presença do presídio regional no município. Assim, desenvolveu e executou projetos de grande impacto para a comunidade, como a implantação de um sistema de câmeras de alta resolução, com leitura de placas nas entradas e saídas da cidade, interligado à Polícia Rodoviária Federal e à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, contribuindo significativamente para a prevenção e apuração de crimes.
Durante o evento, também foi destacada sua fundamental atuação para as articulações que viabilizaram a construção da Delegacia de Polícia de Morrinhos, além da assinatura de um contrato de comodato com o Sindicato Rural de Morrinhos, que garantiu o terreno para a sede própria da Associação de Equoterapia de Morrinhos. Foi lembrada ainda a destinação de recursos provenientes de acordos de não persecução penal para a compra de viatura para o Corpo de Bombeiros.

No âmbito da execução penal, a promotora implementou um projeto inovador para a aquisição de máquinas de produção de blocos e pavers (peças pré-fabricadas em concreto), além de maquinários para costura, proporcionando uma maior eficiência nas atividades laborais desenvolvidas pelos apenados na Unidade Prisional de Morrinhos. Através dos acordos de não persecução penal (ANPPs) celebrados na 3ª Promotoria de Justiça, a promotora Jonisy contribuiu também para angariar recursos destinados a diversas entidades sem fins lucrativos, fundos e órgãos municipais, para viabilizar projetos sociais de grande importância para a comunidade. Entre os exemplos de suas contribuições, destacam-se:
• Centro Espírita Luz e Caridade (Lar dos Idosos e Posto de Auxílio à Família);
• Projeto Casa-Lar Infância Protegida;
• Corpo de Bombeiros (construção da unidade de sanitização);
• Associação de Equoterapia de Morrinhos;
• Associação Amparo dos Animais (Aama);
• Lar Vicentino Padre Lino José Correr;
• Associação Vira-Latas Morrinhos;
• Unidade Prisional;
• Construção da sede da Polícia Técnico-Científica.
Conforme destacado, “a dedicação da promotora Jonisy à promoção da Justiça e ao bem-estar social em Morrinhos se reflete não apenas em sua atuação como promotora, mas também na contribuição efetiva para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local”. (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – fotos: 3ª PJ de Morrinhos)